Escola de Virtude


O cotidiano em uma escola é repleto de acontecimentos! Os momentos vivenciados em todos os níveis de estudo sucedem-se com projetos pedagógico, atividades multidisciplinares, comemorações, jogos, brincadeiras, mostras... É impossível descrever o cenário de aprendizagem com a riqueza de detalhes que ele merece.


Acreditamos que “não dá para ensinar pensando apenas na cabeça do aluno, pois o coração também é importante” (MELLO, 2004). Neste contexto, o desafio do CVO é organizar propostas educativas contemplando ações e estratégias que evidenciam o Ser em suas dimensões, proporcionando aprendizagens significativas, por meio da valorização de construções de conhecimentos que favorecem as relações interpessoais e despertam os alunos para uma atuação ético social. Momentos e acontecimentos esses, que razão e emoção são enfatizados em proporções distintas e simultâneas para gerir os processos de aprender, ensinar, sentir e conviver.


Nessas relações de aprendências nos deparamos importantes personagens: ensinante e o aprendente que juntos participam da trama do conhecimento . O ensinante - professor ora protagonista facilita o diálogo entre o saber e conhecer com seu aprendente - aluno. Contracenar com ele é saber posicionar-se pois, “aprender é ensinar e ensinar é aprender”. Mostrar a informação é atuar juntos na circularidade do conhecimento, desperta o prazer e o desejo de conhecer, vivenciar a aprendizagem e, depois, convidá-lo a ser autor de seus conhecimentos e a escrever enredos significativos de vida de modo participativo, ativo, crítico e reflexivo. Temos em mente a citação de Henry Adams: “um ensinante sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina”. Inúmeros são os desafios que enfrentamos nesse movimento de quem ensina e quem aprende. Diante das complexidades que envolvem o aprendizado, evidenciamos no CVO as possibilidades, as forças. O nosso foco é ação. Neste século, fomos todos convidados a aprender cotidianamente, pois estamos na Era da Informação frente a uma nova sociedade. Uma sociedade sobre o impacto da globalização e da mundialização. Estamos diante de uma sociedade em que o conhecimento é um fator determinante como recurso biopsicossocial nessa escala evolutiva histórica. Estamos vivendo em uma sociedade que a capacidade de aprender e reaprender está sendo requisitada a todo momento em todos os eixos que nos circundam.


Conhecendo essa realidade que é aprender e ensinar no século XXI é que criamos no CVO estratégias para o desenvolvimento cognitivo, com ativas metodologias pedagógicas, valorizando efetivas modalidades de ensinagens e aprendizagens, fortalecendo os laços afetivos nas construções do conhecimento. Atentos para esse novo paradigma: “Os analfabetos do século XXI não são aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender.” Adotamos, assim, valores fundamentais para o desenvolvimento humano, uma postura de ser coerente com o novo momento, comportamento que induz à ética e à cidadania proporcionando um ambiente de aprendizagem e visa o conhecimento para que todos os envolvidos possam alcançar o sucesso.


O êxito na missão de ensinar e aprender,só será alcançado se a comunidade escolar for compreendida segundo Léo Buscáglia : "Somos todos anjos de uma asa só, e só podemos alçar voo, se estivermos abraçados uns aos outros."